Buscar
  • Bruno Lima Wanderley

Wi-Fi ENTRE AVIÕES?! Pode isso, Arnaldo?


Acompanhando o excelente canal Aviação sem Noção me deparei com um vídeo curioso: uma transmissão via Wi-Fi entre aviões em altitude de cruzeiro (coisa de 10 mil metros). Veja o vídeo e o relato abaixo:

"Vídeo interessante, um comandante a bordo de um B747-8 registrou algumas imagens de um 777 da Singapore passando 1000ft acima deles, dá pra perceber no vídeo que a tripulação se comunica via rádio, entretanto agora vem a parte interessante, o comandante do B747-8 pergunta a tripulação do B777 se eles possuem algum dispositivo da Apple para transferir fotos via AirDrop, tecnologia que faz transferência de imagens entre aparelhos Apple via WiFi e Bluetooth, bem o resultado está no vídeo, além de localizar o aparelho da pessoa que estava a bordo do 777 da Singapore ele conseguiu fazer a transferência das fotos em pleno voo! Detalhe que o 747-8 estava a 35.000ft e o B777 a 36.000ft.

Créditos: LouB747"

Vamos pensar de maneira mais técnica. Vamos enumerar alguns fatos:

1- Segundo o vídeo o avião de baixo, um Boeing 747, está a 1000 pés de altura a menos que o Boeing 777 da Singapore. Convertido para metros isso dá algo como 304 metros. Em teoria um roteador wireless tem uma cobertura de aproximadamente 100 metros.

2- Por estarem em uma altitude onde interferências nas faixas Wi-Fi são bem improváveis, talvez isso possa potencializar o alcance da rede.

3- Não tenho certeza da potência do sinal do rádio de um iPhone, mas não deve ser lá grande coisa. O serviço "AirDrop" pode ser também usado nos Macbooks, potencializando o sinal.

4- Se tiverem utilizando a faixa de 2.4 GHz, as chances dessa transmissão ser real aumentam haja vista a melhor propagação do sinal.

5- Nada impede da transmissão estar sendo feita entre um passageiro e o tripulante do mesmo avião (#trollDetectec).

De qualquer maneira achei bastante interessante o vídeo. Pois mostra também que a aviônica do avião (vulgo equipamentos eletrônicos do avião) não parece ser afetada. Ou seja, os sistemas hoje parecem ser bem mais tolerantes à interferência.

EDIT: O vídeo foi removido pelo YouTube. Ou seja, tudo indica que a opção 5 é a mais provável no caso comentado. #vidaLongaAosTrolls

Forte abraço!

Bruno


148 visualizações
Tags

Curso Redes de Computadores, Redes Wireless, Redes Wi-Fi, curso redes wireless, curso de redes.