Buscar
  • Bruno Lima Wanderley

Como Implantar uma Rede Wi-Fi (3) - Realizando um Site Survey Manual


Este é o último post desta série falando sobre como implantar uma rede wireless profissional utilizando as técnicas de site survey.

No post anterior falamos sobre como realizar um site survey preditivo. Ou seja, realizar uma implantação de redes wireless usando softwares que simulam um ambiente; seja ele um prédio, galpão ou até mesmo um pequeno escritório. Assim conseguimos ter uma boa noção da quantidade de roteadores precisaremos, testes de capacidade, análise do espectro de frequências e etc.

Mas, como já diria os grandes treinadores de futebol do mundo: "treino é treino, jogo é jogo". É bem interessante fazer a previsão de como uma rede irá se comportar, mas nem tudo pode ser simulado. É possível, por exemplo, fazer um planejamento do uso das frequências dos seus roteadores. Mas, e as demais interferências? Micro-ondas, motor de elevador e outras redes Wi-Fi também são problemas sérios que não dá pra prever.

Então, para determinar a relação sinal/ruído (Signal/Noise Rate - SNR) de uma rede é preciso meter a "mão na massa".

E o que é essa tal de relação aí?

Imagina que você está em uma sala de aula de uma turma da quinta série. Uma barulheira danada com hormônios dos pré-adolescentes começando a explodir. Para que a professor(a) consiga passar o conhecimentos para os alunos às vezes é preciso falar mais alto. Então, a diferença entre a voz da professora (verde) e a dos alunos (vermelho) é a relação sinal/ruído. Onde, o sinal é a professora e o ruído são (logicamente) os alunos. Veja abaixo:

Se o sinal da professora é 1 e o ruído do alunos também for 1, fazendo a divisão de um dividido por um o resultado será zero. Ou seja, a professora fala, mas a voz dos alunos tem o mesmo volume e ninguém chega a lugar nenhum. Quanto mais esse resultado chegar perto de 1, mais limpo a voz da professora e, na mesma analogia, o sinal wireless. Com um sinal mais limpo, mais velocidade e menos perda de informações nós teremos.

Então, realizando um site survey ativo (ou manual), podemos verificar a precisão do site survey preditivo e analisar o espectro de frequência em tempo real. Assim, podemos realizar os ajustes necessários através de ferramentas como o Ekahau Site Survey e verificar se a rede sem fio vai atingir os objetivos necessários para as necessidades da empresa.

Eis aqui algumas dicas para você na hora de realizar um site survey manual:

  1. Se você for usar algum serviço de voz (Skype) ou vídeo (Netflix ou Amazon Prime) é interessante que você mantenha o local de sinal mais fraco da rede com no mínimo - 67dBm. Eu explico melhor esses números aqui.

  2. Não deixe que uma roteador wireless se sobreponha demais em cima de outra rede. Se for o caso, reduza a potência do roteador. O ideal é que quando no local onde um roteador wireless tenha já uns -70dBm (potência menor que descrevi acima como limite) já exista outra com uma potência maior (uns 60dBm). Mais ou menos como na figura abaixo:

Para saber como realizar um site survey em todas as suas formas, faça os meu curso avançado de redes wireless! Abaixo segue um link com 75% de desconto!

Grande abraço,

Bruno

Referências

https://www.metageek.com/blog/

http://boundless.aerohive.com/experts/how-to-plan-a-wi-fi-deployment-performing-a-manual-site-survey.html


626 visualizações
Tags

Curso Redes de Computadores, Redes Wireless, Redes Wi-Fi, curso redes wireless, curso de redes.