Buscar
  • Bruno Lima Wanderley

CES 2018: Novidades em Redes Wireless usando Luz (Li-Fi)


O CES (eCommerce Enteprise Solutions) é um dos maiores eventos de tecnologia para consumidores finais do mundo. Todo ano, em Las Vegas - EUA, mostra as principais novidades em tecnologia para as pessoas físicas.

Nesse ano algo me chamou a atenção. A tecnologias Li-Fi, que consiste em transmitir dados usando a luz, recebeu alguns produtos. Um deles é o MyLiFi, que é uma luminária que promete oferecer internet Li-Fi enquanto ilumina o ambiente. Já falamos sobre isso aqui no blog, onde fiz um vídeo explicando sobre a tecnologia.

O produto foi apresentado no primeiro dia da CES 2018 e está participando de um financiamento coletivo no site Indegogo. É interessante destacar que o aparelho de 800 lumens de potência, possui dois anos de garantia e emite uma luz infravermelha, invisível aos olhos humanos, que alimenta o modem com Internet sem fio de até 23 Mb/s.

O repórter Jacob Kastrenakes, do portal norte-americano The Verge, testou o aparelho, e segundo ele, funciona mesmo. De acordo com o que foi publicado no site, a conexão com a Internet levou cerca de 15 segundos para acontecer, após o dongle ser plugado no MacBook utilizado para os testes. Porém o repórter além de apontar as vantagens do produto, encontrou algumas desvantagens.

Ao contrário do Wi-Fi, a tecnologia Li-Fi não possui muita amplitude no sinal, dificilmente atravessando paredes, é um ponto positivo se visto pelo fato de evitar que seus vizinhos roubem seu sinal, porém é um problema pela eficácia do mesmo, já que o dispositivo USB conectado ao computador deve estar na reta da luz. Além disso, temos o fato de que apenas uma pessoa pode se conectar ao MyLiFi por vez, algo que deve mudar em futuras atualizações.

Um grande abraço

Referências:

https://www.ces.tech

https://www.oficinadanet.com.br/ces2018/21553-ces-2018-confira-a-lampada-que-oferece-internet-via-li-fi


249 visualizações
Tags

Curso Redes de Computadores, Redes Wireless, Redes Wi-Fi, curso redes wireless, curso de redes.