Como o Roteador Wi-Fi Consegue Lidar com Tantos Tablets e Smartphones ao Mesmo Tempo?


Assim que chegamos no trabalho, ligamos o celular na rede Wi-Fi da empresa para que possamos economizar na franquia de dados da operadora. Se na área que você trabalha mais umas 20 pessoas fazem o mesmo, será que o roteador wi-fi vai dar conta de gerenciar tantas conexões de dados simultâneas?

Resposta rápida: um roteador de uso doméstico vai sofrer, mas vai dar conta. Já um roteador de linha empresarial vai dar conta sem problemas. Lógico, estou dizendo que ele vai atender as suas requisições, mas também depende da conexão via internet que você tenha.

Resposta longa: Os roteadores, em primeiro lugar, transmitem de forma half-duplex. Ou seja, ele só vai atender um dispositivo de uma vez. Atende um tablet, encerra a conexão e parte para o smartphone. Depois, vai para o notebook, atende a requisição e segue adiante.

- Mas Bruno, não é assim! Eu estou conectado o tempo todo. Sempre que uso o Pokemon Go ou acesso um site em minha casa a resposta é imediata. Não preciso ficar esperando o tablet do meu irmão acabar de carregar o video da Galinha Pintadinha no YouTube.

- Chefe(a), essas transições duram nanosegundos, ou seja, muito menos que um piscar de olhos. Assim, essa transição (ou chaveamento, como gosto de chamar) acontece a todo instante no roteador. Então, você só vai começar a perceber lentidão caso tenhamos clientes demais na rede e, como consequência, o roteador perde mais tempo chaveando de um equipamento para o outro do que efetivamente transmitindo.

É mais ou menos isso que acontece quando estamos em um aeroporto ou em algum hotspot wi-fi gratuito e não conseguimos usar a internet. Tem tanta gente usando que o roteador perde muito tempo chaveando entre equipamentos, ao invés de se preocupar em transmitir os dados. Claro, a conexão com a internet também pode não ser o suficiente e ocasiona lentidão a esses usuários.

Quem faz esse gerenciamento de quando o usuário pode transmitir ou não é um protocolo/técnica chamado CSMA/CA (Carrier sense multiple access with collision avoidance), que significa Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão. Em palavras simples, todos os dispositivos vão avisar na hora que querem transmitir. Quem avisar primeiro, transmite e os demais esperam para tentar transmitir de novo depois. Caso queiram mais detalhes, vejam o vídeo abaixo.

50% a 65% de desconto agora para você!

Use o cupom UNISAT50 e ganhe 50% de desconto em qualquer curso de wi-fi.

Use o cupom UNISAT65 e ganhe pelo menos 65% de desconto em qualquer curso de satélite.

Um abraço!

Bruno


Redes Wireless

Redes de Computadores

Satélites

Destaque
Tags
Nenhum tag.
logo youtube
ti com açai
Tags

Curso Redes de Computadores, Redes Wireless, Redes Wi-Fi, curso redes wireless, curso de redes.