802.11ax - O Novo Padrão que Vai Revolucionar o Wi-Fi


Hoje em dia, quem vive sem YouTube, Netflix e serviços similares? Eu não.

A cada dia, mais e mais pessoas usam os serviços de streaming de video e realidade aumentada em seus lares.

Mas, a nossa rede wireless está preparada para tantos recursos novos?

No momento, o padrão 802.11ac está dando conta muito bem do recado. Mas, sabe como é o desenvolvimento tecnológico, né? Já já ela será considerada obsoleta. Justamente por isso, já tem padrão Wi-Fi novo na área, é o IEEE 802.11ax.

Alguns meses atrás a Qualcomm anunciou as primeiras soluções 802.11x, os primeiros processadores (ou SoC - System on a Chip, como também são chamados). São eles: o IPQ8074 e o QCA6290. Sendo o primeiro para uso em roteadores, gateways e access points e o segundo para dispositivos como smartphones e notebooks.

Bacana, Bruno. Mas o que essa bodega de 802.11ax faz?

Cara, o 802.11ax é especial. Especial porque já estávamos com um problema sério de como continuar aumentando as velocidades em redes Wi-Fi. Quem já assistiu meus cursos de wireless na Udemy sabe que depois do padrão 802.11ac a situação estava meio complicada, pois não havia mais faixas de frequências livres para continuarmos aumentando as taxas de transmissão. Ou seja, chegamos num "beco sem saída".

#sqn

Mas aí veio o 802.11ax com uma abordagem diferente para resolver o problema. Nas redes de hoje, temos cada vez mais usuários em um mesmo access point. Ou seja, a densidade de usuários está cada vez maior.

Nunca tivemos tantos dispositivos ligados ao mesmo tempo em um único roteador WiFi.

Aí, pensa comigo. Se tiverem quatro pessoas assistindo vídeo em 4K no Netflix (um pagante e 3 sanguesugas ... eu sei bem como é), mais dois com seus Galaxy Gear VR usando a realidade aumentada, mais dois jogando online, não terá rede que dê conta. Talvez nem uma rede 802.11ac. Fora em locais com alta densidade de usuários como universidades, aeroportos e prédios comerciais onde centenas ou milhares de pessoas precisam estar conectadas.

O 11ax foi desenvolvido para resolver esses casos de uso de várias maneiras. Algumas das formas usadas são as seguintes:

1- Uso de vários transmissores Wi-Fi simultaneamente para diferentes usuários. Também chamado de MU-MIMO. Normalmente o roteador atende um usuário de cada vez mas com essa (nem tão) nova tecnologia atendemos várias pessoas ao mesmo tempo. Veja abaixo:

O MU-MIMO já é usando no 802.11ac com o limite de até 4 fluxos simultâneos atualmente. No 11ax isso vai para 8.

2- Tecnologias como OFDMA, são usadas para otimizar o tráfego para usar os espectro de frequência de maneira mais eficiente. Ou seja, dividindo as faixas de frequências em pedaços menores para cada usuário na rede. É mais ou menos como no radio FM, quando cada estação tem sua própria frequência. Em outras palavras, ao invés de você dividir uma faixa de frequência grande com alguém, pegamos essa faixa e dividimos em pedaços ainda menores e disponibilizamos para os clientes.

Então, ao invés de você pegar uma baguete e ir passando de mão em mão para 8 pessoas, é melhor dividir essa baguete já em 8 pedaços para que todos comam ao mesmo tempo. É mais ou menos isso que a figura abaixo está dizendo.

Naturalmente, estou sendo bastante superficial na explicação. Alguns engenheiros e técnicos podem não gostar muito da forma como estou explicando. Mas, o objetivo aqui é simplificar.

3- Tecnologias mais avançadas de antenas também podem ser usadas, apontando diretamente a antenas para o usuário desejado, ajudando com isso a reduzir interferências e aumentar o desempenho geral da rede. Assim, você aponta cada rádio para cada usuário diferente, que utiliza uma "faixinha" de frequência dedicada. Tipo como está sendo mostrado abaixo:

Existem vários outros fatores que também serão implantados nesse novo padrão como o aumento da velocidade teórica, que deve passar dos 10 Gbps, para que possamos atender mais pessoas ainda ao mesmo tempo num período de tempo curto.

Como vocês podem ver, a palavra-chave desse novo padrão é capacidade. É verificar o que é importante para o usuário para que ele tenha a melhor experiência possível e locais com alta densidade de usuários.

Então, meus amigos, empresas como a Qualcomm trabalham para que você continue cada dia mais com uma experiência mais agradável possível em redes wireless.

Obs: A Qualcomm não me pagou nada para fazer esse post. Mas se eles quiserem me dar um roteadorzinho para poder usar com meus alunos, tô aceitando.

Grande abraço!

Bruno


Redes Wireless

Redes de Computadores

Satélites

Destaque
Tags
Nenhum tag.
logo youtube
ti com açai
Tags

Curso Redes de Computadores, Redes Wireless, Redes Wi-Fi, curso redes wireless, curso de redes.