Como Implantar uma Rede Wi-Fi (2) - Realizando um Site Survey Preditivo


Esse é o nosso segundo post de como implantar uma rede wireless de maneira profissional. Agora, falaremos dos principais procedimentos para se realizar um site survey preditivo.

Bruno, que diabos é isso?

Site survey preditivo é quando avaliamos como implantar uma rede wireless sem usar nenhum equipamento de medição real. Usamos apenas um software que vai nos dar uma ideia de como a rede se comportará de acordo com os dados que você inserir no software.

Em outras palavras, assim como o arquiteto faz uma planta de uma casa e coloca o móveis, portas, plantas e etc na imagem para que você tenha uma boa noção de como vai ficar a sua casa (veja abaixo) o engenheiro ou técnico também fazem isso na sua rede sem fio.

Figura: Planta baixa humanizada

Figura: Planta com um site survey preditivo.

Para que consigamos fazer essa simulação e atestar como a rede wireless vai ficar, precisamos de um software de planejamento de redes como o Visiwave Site Survey (figura acima). É preciso adquirir o máximo de informações sobre o local a ser implantado a rede para obter o máximo de precisão nos resultados desejados.

Que resultados são esses? Explico:

1- Qual será a possível área de cobertura do roteador(es) wireless?

2- Existem áreas de sombra, ou seja, onde o sinal não chega bem?

3- Qual a velocidade máxima alcançada pela de acordo com a distância?

4- Quantos roteadores wireless eu precisarei para implantar a minha rede?

5- Quais faixas de frequência devo usar para um melhor desempenho?

5- Dentre outros.

Então, em primeiro lugar, obtenha uma planta baixa do local que será instalada a rede. Pode ser uma imagem (.png ou jpep). Se porventura essa imagem não estiver disponível, procure por algo aproximado no Google Maps.

Depois, você pode até mesmo especificar a espessura das paredes e janelas para que a simulação seja mais fiel possível. Como eu disse no curso Redes Wireless - Curso Básico Profissional: paredes de concreto têm um atenuação muito maior do que as com compensado. Quanto mais precisas são as informações, mais exata será sua predição.

O aplicativo Visiwave também pode ser usado de forma ativa, ou seja, você mesmo medindo e colocando dados reais no aplicativo. Particularmente, essa é a forma que mais me agrada pois a "mão-na-massa" sempre será mais precisa do que qualquer simulação. Mas, nem sempre é possível estar no local para testar.

Eu uso esse aplicativo em meu futuro curso Redes Wireless Avançado. Curso esse que está sendo desenvolvido baseado na certificação CWDP (Certified Wireless Design Professional). Adianto que esse é um curso divido em dois módulos: Site Survey e Enlace de Longa Distância. Fazendo os dois cursos você terá toda a base para tentar a certificação no futuro. Lógico que esse é um curso INÉDITO no Brasil.

Feita a simulação, você pode escolher o melhor local para colocar seu roteadores wireless e também começar a fazer testes mais detalhados como, por exemplo, testes de capacidade com voz e vídeo. Afinal de contas, em 2019 80% do tráfego da internet será de vídeo. Ou você não adora ver aquela série no Netflix, Amazon ou o novo vídeo do seu youtuber favorito?!

Abraços!

Bruno

Referência:

http://boundless.aerohive.com/technology/how-to-plan-a-wi-fi-deployment-performing-a-predictive-site-survey.html


Redes Wireless

Redes de Computadores

Satélites

Destaque
Tags
Nenhum tag.
logo youtube
ti com açai
Tags

Curso Redes de Computadores, Redes Wireless, Redes Wi-Fi, curso redes wireless, curso de redes.