top of page

O "ABC" da Radio Frequência - Comprimento de Onda


É muito comum alguns profissionais e entusiastas em Wi-Fi quererem aprender sobre a tecnologia e suas aplicações "na marra". Ou seja, a pessoa muitas vezes me vem com uma pergunta super complexa, mas não sabe nem o básico do que é necessário para implantar ou resolver problemas em redes.

Eu entendo também que no nosso mundo ultra dinâmico, queremos soluções rápidas e guias com soluções prontas sobre determinados problemas. Acho válido você ir atrás de soluções com quem já passou por uma situação semelhante. Eu faria o mesmo!

Já vi alunos me perguntando assuntos complexos como segurança WPA2, MU-MIMO, 802.11ac, modulação e muitos outros. Aí eu pergunto de volta: Você sabe o que é "comprimento de onda", radio propagação, ganho e diretividade? Se você for apenas um usuário, tranquilo. Não precisa saber. Agora, se você é um profissional...

É como perguntar como resolver um problema com a fórmula de Báskara mas não sabe somar e subtrair.

- Professor, mas eu me viro muito bem sem esses conceitos. O meu negócio é mão na massa.

Amigo, um dos grandes problemas da humanidade, a meu ver, é esse imediatismo que as pessoas almejam. Uma boa base de conhecimento requer leitura e paciência. Senão, você vai ser mais um robozinho que aperta botões.

Bem, sem mais delongas, vamos começar o nosso "ABC da Radio Frequência" e aprender alguns conceitos importantíssimos para quem tá começando agora.

Quando transmitimos uma informação via Wi-Fi, ela é propagada pelo ar. E as ondas de rádio são as responsáveis por transportar essa informação de um lado para o outro. Essas ondas são chamadas de ondas eletromagnéticas (ou ondas hertzianas). Veja abaixo:



Cada onda tem um tamanho específico. Por exemplo, se eu uso um rádio FM a onda tem um tamanho de aproximado de 3 metros. Conceitualmente, chamamos esse tamanho de comprimento de onda. Um rede Wi-Fi tem um comprimento de onda de aproximadamente 12 cm.

Só dizendo esses conceitos já dá pra saber por que uma antena da sua estação FM favorita consegue transmitir na cidade inteira e o Wi-Fi não? Pensa comigo: com uma "ondona" desse tamanho, ela consegue ultrapassar obstáculos com muito mais facilidade. Afinal, ela é mais forte e robusta. O Wi-Fi é um "ondinha" veloz, mas fraca. Então, no máximo ela consegue passar por umas paredes.


A radiação eletromagnética muitas vezes é descrita por sua frequência — número de oscilações elétricas e magnéticas perpendiculares por segundo — expressa em hertz. Ou seja, cada oscilação de onda é um hertz. Repara: quando mais oscila, maior é o valor em hertz. Veja abaixo:



https://sites.uni.edu/morgans/astro/course/Notes/section1/new4.html

As ondas de rádio FM tem um tamanho maior que as ondas Wi-Fi (micro ondas). E a frequência, definida em Hz, é maior no Wi-Fi e menor no FM.

- Tá, Bruno, mas que DIABOS isso quer dizer?!

"Siacalme" rapaz! O grande ponto é que quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda. Essa onda menor é mais complicada de ultrapassar obstáculos, mas é maravilhosa para colocar mais informações nela. Por isso disse que o Wi-Fi é uma "ondinha veloz".

Estamos entendidos por ora?

Na parte 2 eu comentarei sobre o funcionamento das antenas e seu principais conceitos.

Até mais!


BW

1.295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page