top of page

Meu Wi-Fi Está Lento. Por que?

Atualizado: 19 de fev. de 2021

Um dos maiores terrores dos profissionais de TI e Telecom ocorre quando um usuário faz um chamado reclamando existe um problema na conexão com a internet. Pensando no mundo Wi-Fi, muitas vezes nem os profissionais sabem exatamente o que fazer pois não entendem verdadeiramente como esse tipo de rede funciona. Sem entender os aspectos técnicos, fica difícil...


Primeira possível solução: Reiniciar tudo que for possível - tablet, roteador, notebook, geladeira, sapato...

Não resolveu.

Aí começam os "achismos":

" Tá com interferência"

"Tem que aumentar a largura de banda"

"Dá um comando xyz no Mikrotik"

E por aí vai ...

Que fique claro: entender o funcionamento dos roteadores wireless, controladoras e demais equipamentos é muito importante para que nós possamos identificar e criar soluções de contorno para determinados problemas. Então, é muito importante também que se tenha capacitação para o fabricante que você irá operar. Seja, Ubiquiti, Mikrotik, Cisco, Cambium e etc.

Entendo também que é muito tranquilo para mim escrever, sem nenhuma pressão, sobre possíveis problemas e soluções. Agora, quem está no "front de batalha" têm uma situação muito tensa na grande parte das vezes, onde o problema precisa ser resolvido rapidamente. Quem trabalha com provedor de internet sabe muito bem do que estou falando e têm todo o meu respeito e admiração.

Quando você pensa em velocidade/qualidade de transmissão de dados Wi-Fi três fatores me vêm a mente:

1. Ambiente pouco ruidoso

O sonho de todo profissional é trabalhar em um ambiente sem interferências. Sejam de outros dispositivos na faixas de frequência 2.4/5GHz GHz ou em alguma faixa

licenciada. Então, uma coisa que precisamos ter em mente é algo chamado de relação sinal-ruído (SNR- Signal-to-Noise Ratio). Segundo a Wikipedia:



"Em termos menos técnicos, a relação sinal-ruído compara o nível de um sinal desejado (música, por exemplo) com o nível do ruído de fundo. Quanto mais alta for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal."

De forma mais técnica, em telecomunicações, a razão sinal-ruído é um termo para a razão entre as potências de um sinal contendo algum tipo de informação e o ruído de fundo:


2. Boa recepção do sinal (em dBm)

Não basta instalar o roteador wireless ou apontar as antenas, caso você esteja fazendo um enlace de rádio, é preciso testar o quão estável e rápida a conexão está. Lembre, uma coisa é o sinal chegar com boa qualidade até o destino, outra coisa é o destino ter potência o suficiente para responder a uma transmissão.

O roteadores wireless são bem sensíveis para receber sinais fracos e esse parâmetro depende de cada fabricante. Falei um pouco sobre isso no passado neste post AQUI.

3. Taxa de modulação eficiente (depende da boa recepção)

As técnicas de modulação tratam-se da tecnologia que salvam a nossa pele na hora de transmitir uma informação na rede. Quando o meio está com a SNR muito ruim, eles fazem com que o roteador transmita menos informação. Quando a SNR está boa, transmitimos mais dados.

É como se estivéssemos em uma sala de aula. Se a turma for tranquila, a professora pode falar mais baixo e rápido que ainda sim todos irão escutá-la. Agora, se for aquela "turminha do barulho" (uso termos antigos pois estou ficando velho, me julguem) a professora vai ter que falar bem mais alto e mais devagar, senão os (poucos) alunos interessados não vão entender nada. Muitas vezes é possível ajustar indiretamente essas técnicas de modulação nos roteadores, assim podemos forçar uma modulação mais robusta em detrimento da velocidade.

- Como, professor?

Ajustando o padrão IEEE que você deseja usar dentro do roteador. Eu explico um pouco sobre isso neste vídeo a partir dos 3 minutos e 50 segundos:



Aproveita e vê meus outros vídeos lá no YouTube.

Então, para se ter uma maior velocidade de transmissão é necessário levar em consideração aspectos citados acima.

Se tivermos um ambiente muito ruidoso, mesmo tendo uma tecnologia Wi-Fi recente, a velocidade vai cair.

Se tivermos uma boa recepção do sinal, algo como - 45dBm, mas com um ambiente ruidoso, a recepção também sofrerá degradação.

Quando temos degradação, o que o roteador faz para compensar isso? Usando uma técnica de modulação menos eficiente. Ou seja, ele prefere transmitir menos informação para que ela chegue correta do que uma enxurrada de dados sem confiança. No curso básico eu falo de modulação.

Como podemos ver, Wi-Fi é algo bem tranquilo de implantar. Até que os problemas acontecem :D

Grande abraço!

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page